Pois nós emigrantes estamo-nos sempre a queixar e a lamuriar de saudades do sol, do céu azul, da família e da boa vida que se vive em Portugal e da qual sentimos muitas saudades. Mas há coisas que vale a pena estar aqui em Londres - como o fácil acesso à cultura, às artes e a todas as coisas que nos nutrem o nosso lado intelectual!
Há umas semanas atrás fui com as minhas duas amiguinhas tugas ao Tate Modern ver a exposição de Gauguin.
Levámos cerca de 4 horas para vermos tudo com atenção, analisarmos e interpretarmos as pinceladas de Gauguin. E claro entre um quadro e outro umas trocas de coscuvilhices!!!! Não fosse ele um programa de mulheres!!!!
Aprende-se muito nas exposições. Para mais alguém tão leigo quanto eu, que praticamente não sabia nada sobre Gauguin.
Fiquei a saber que Gauguin tinha uma paixão imensa por ilhas tropicais e pelas suas mulheres nativas, até chegou a casar com uma. Estes quadros de Tahiti, onde ele viveu alguns anos, foram os que me falaram mais alto. Fez-me lembrar muito o Hawai. Estes quadros conseguiram-me transmitir aquele espirito ilhéu que tanto admirei aquando a minha viagem a Maui.
Os campos franceses pintados noutra altura da vida de Gaugin também me fizeram lembrar imenso a minha infância em canas de Senhorim. As idas para as fazendas com os meus avós, a minha pequena contribuição nos trabalhos agrícolas e até as idas ao leite à Casa Abreu Madeira com a minha amiga Sofia - Tão lindo! Que saudade.
Foi um dia bem passado.
E estar com amigas numa cidade como esta onde a nossa vida anda a 100 e nunca temos tempo para nada foi fabuloso.
Fez bem tão bem à alma.
0 comments:
Post a Comment